quarta-feira, 14 de abril de 2010

Cacofonia

Cacofonia, cacófato ou cacófaton, é o nome que se dá a sons desagradáveis ao ouvido formados muitas vezes pela combinação de palavras, que ao serem pronunciadas podem dar um sentido pejorativo, obsceno ou mesmo engraçado, como: por cada, boca dela, vou-me já, ela tinha, como as concebo e essa fada.




A cacofonia pode constituir-se em um dos chamados vícios de linguagem, e devem ser evitados, tanto na linguagem coloquial quanto na escrita.


exemplos de cacofonia:

“ Temos que ajudar, é assim que funciona ‘uma mão lava outra"
frase de um jornalista


outros exemplos:
Exemplos: Eva e Adão (“é veadão”), homem de pouca fé (“pôr café”), a vez passada (“a vespa assada”), por cada (“porcada”), ela tinha (“é latinha”), alma minha (“maminha”), só linha (“solinha”), fé demais e fé de menos (“fede mais” e “fede menos”), meu coração por ti gela (“tigela”), ela trina muito bem (“latrina”), meus sentimentos por ti são... (“tição”), nosso hino (“suíno”), como está tu? (“tatu”), uma mão lava outra (“mamão”), nunca ganho (“caganho”), como ela (“moela”). a mulher que se disputa, havia dado, por ter me tido, por cada; Boca dela; Vou-me já, Confisca gado, Vi ela, Essa fada;


essas são de alunos:
"Não pense nunca nisso" Falou caniço.


"Já que tinha resolvido ..." Falou jaquetinha.

"O irmão pôs a culpa nela" Falou panela.

"Existe uma herdeira" Falou merdeira.




 
essa é especial: 
é mãe, afinal se voce não tivesse me tido eu não existiria né?

3 comentários:

Grando disse...

NO NILO A BUNDA APITA...
"apita eh uma flor q fica na beira do rio nilo".

Grando disse...

NO NILO A BUNDA APITA...
"apita eh uma flor q fica na beira do rio nilo"

Grando disse...

NO NILO ABUNDA APITA...
"apita eh uma flor q fica na beira do rio nilo".