segunda-feira, 1 de novembro de 2010

carta aos leitores!

Boa tarde nesta segunda-feira, a vocês, meus queridos leitores, desejo a todos uma excelente semana. Bom, gostaria primeiro de justificar a ausência do post de ontem (dia em que normalmente eu postaria um conto), e o atraso no de hoje, é que dois assuntos ontem me chamaram a atenção, e me fizeram passar quase o dia todo lendo sobre eles, abordo aqui estes dois assuntos:

1° Sobre a eleição da candidata Dilma Roussef à presidência da república: Meus parabéns a todas as mulheres do Brasil, partidárias da candidata eleita ou não, acredito que a eleição de uma mulher à presidência da república, aos 21 anos de democracia de nosso país, deve ser considerada como uma conquista de todas as mulheres, que aliás demonstraram, não só através da presidente eleita, mas também pela outra candidata que brilhou no pleito de nosso país, e pela própria força demonstrada pelo voto feminino, coisa que seria impensável há apenas algumas décadas, uma energia e uma desenvoltura enormes nesta eleição,força esta que não vem a ser senão um reflexo de sua participação cada vez mais ativa em todos os segmentos da nossa sociedade, bem como de suas conquistas, cada vez maiores e mais respeitosas. A todas essas, guerreiras, fortes, batalhadoras, estudantes, esposas, mães,filhas,donas de casa, doutoras e, acima de tudo MULHERES, fica a minha humilde admiração, e os minhas sinceras felicitações. mais uma vez PARABÉNS!!!!

2° Falarei ainda nesta carta, sobre um outro assunto que me chamou a atenção neste domingo, este é um pouca mais chato, e eu gostaria de contar com a colaboração, o empenho o a ajuda dos leitores do blog a respeito deste assunto.

Trata-se de um parecer do Conselho Nacional de Educação , oCNE, um órgão colegiado independente, ligado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), sobre a inclusão de obra literárias distribuídas nas escolas públicas de todo o país, segundo o qual um clássico de Monteiro Lobato (Caçadas de Pedrinho, da obra _O Sítio do Pica-Pau Amarelo), deveria ser excluído dessa seleção, por (segundo os relatores da redação) conter alusões racistas e preconceituosas em seu conteúdo.

Como não poderia deixar de ser, houve manifestações e respostas de educadores, acadêmicos e pessoas sensíveis à cultura enfim, confira aqui uma postagem de uma educadora sobre o assunto em questão.

Veja aqui a reportagem no G1 sobre o parecer do CNE.

E aqui uma manifestação em defesa de Monteiro Lobato.

Coloco ainda a minha assinatura no abaixo assinado (link acima), e meu comentário, para conhecimento da minha posição quanto ao assunto:

“Como leitor apaixonado que sou, acadêmico de letras e futuro professor em um país carente, de cultura; não carente por falta de obras, por falta de artista; mas carente de leitores, carente de pessoas com bagagem cultural que saibam apreciar uma boa arte, não posso de maneira alguma apoiar tal ato, que a meu ver se caracteriza como uma espécie de censura. "O Sítio do Pica- pau Amarelo", em uma grande coleção com vinte e quatro volumes, todos livros grandes com capa dura, e ilustrações verdes na capa, edição ainda da década de 70, foi a primeira obra que li, aprendi a ler (antes de ir pra escola), porque queria ler aqueles livros grandes e coloridos, mas quase sem figuras, que ficavam na estante, e tal foi a bagagem literária que desses livros adquiri, tanto como o próprio hábito de ler, que é com alguma dificuldade de acreditar que realmente alguém possa ter cogitado que não seria uma boa leitura para nossas crianças, e com vergonha também, que venho através de minha assinatura, demonstrar meu apoio às obras de Monteiro Lobato, bem como meu repúdio ao ato de tirar qualquer desses livros da escola. Wandderson Fernandez, acadêmico de Letras.

Termino pedindo a solidariedade e colaboração dos leitores, para assumirem posição em favor da leitura e da cultura, e assinarem o abaixo assinado.

Sem mais, desejo a todos uma exelente semana.

ATT

O Vilão

Nenhum comentário: